A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma interessante competição que, desde 2009, é organizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para participar desta Olimpíada, os alunos de oitavo e nono anos do ensino fundamental ou do ensino médio precisam se organizar em equipes, sendo que cada equipe deve ser composta por três estudantes e um professor de História da escola. Os alunos participantes podem ser de ensino regular, ensino profissionalizante, supletivo ou EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Por meio de questões e tarefas muito interessantes que envolvem pesquisa, discussão entre os membros de cada equipe e análise de documentos históricos dos mais variados tipos, a ONHB apresenta temas muito relevantes para uma reflexão crítica a respeito da História do Brasil. A proposta desta Olimpíada é estimular os alunos a construírem o conhecimento de maneira ativa e junto ao professor, rompendo com aquele tradicional modelo educacional onde o professor apenas transmite o que sabe aos alunos, e estes só recebem tal conhecimento de maneira passiva.
Na ONHB, os alunos são levados a pesquisar e a trocar ideias uns com os outros e também com o professor. E é por isso que participar desta Olimpíada é uma experiência muito proveitosa não só para os alunos, mas também para os professores orientadores, pois todos têm a oportunidade de aprender muito com as questões e as tarefas da prova.
Eu comecei a orientar equipes na ONHB no ano de 2014 e, desde então, participei de todas as edições da competição. Na edição de 2019, pela primeira vez eu tive a oportunidade de ter alunos disputando a Grande Final Presencial da Olimpíada, que foi realizada em Campinas-SP. Nas edições de 2020 e 2023, eu novamente tive alunos orientados por mim disputando a Grande Final da competição. Em todos estes anos, meus alunos e eu conquistamos ao todo 6 Medalhas de Cristal na ONHB. Também tive a oportunidade de participar das edições "Abertas Para Todos" da ONHB, nas quais eu conquistei 1 Medalha de Ouro (2023) e 1 Medalha de Prata (2022). Tem sido fascinante ver os jovens estudantes pesquisando sobre os temas das questões de maneira aprofundada, aprendendo a questionar criticamente informações disponíveis na internet, construindo novos olhares sobre a disciplina de História e trabalhando em equipe.
Como professor, a avaliação que eu faço da ONHB é que ela constitui-se como uma interessante ferramenta para os processos de ensino e aprendizagem em História. E é por isso que eu faço questão de usar este espaço do blog FORMAÇÃO HISTÓRICA - Blog de Ensino e Aprendizagem para divulgar a Olimpíada Nacional em História do Brasil para os estudantes e os professores de todas as escolas do país.
Os interessados em obter mais informações sobre a Olimpíada podem acessar o site oficial da competição por meio do link abaixo:
Para quem quiser entender como são as questões e as tarefas da Olimpíada, compartilho por meio dos links abaixo os arquivos das provas e dos gabaritos das últimas edições da ONHB:
ONHB 2014 - Prova e Gabarito
ONHB 2015 - Prova e Gabarito
ONHB 2016 - Prova e Gabarito
ONHB 2017 - Prova e Gabarito
ONHB 2018 - Prova e Gabarito
ONHB 2019 - Prova e Gabarito
ONHB 2014 - Prova e Gabarito
ONHB 2015 - Prova e Gabarito
ONHB 2016 - Prova e Gabarito
ONHB 2017 - Prova e Gabarito
ONHB 2018 - Prova e Gabarito
ONHB 2019 - Prova e Gabarito
ONHB Aberta Para Todos 2023 - Prova e Gabarito
Para mais detalhes sobre como funciona a competição, recomendamos a leitura da Cartilha Digital da ONHB que foi produzida por Cristiano Antônio Brugger Rodrigues sob a orientação do professor Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais. Para fazer o download da Cartilha, clique aqui.
Para mais detalhes sobre como funciona a competição, recomendamos a leitura da Cartilha Digital da ONHB que foi produzida por Cristiano Antônio Brugger Rodrigues sob a orientação do professor Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais. Para fazer o download da Cartilha, clique aqui.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rodrigo Francisco Dias