(*)
Texto escrito por Marcello Scarrone e originalmente publicado com o título "Cem anos atrás" no site da
Revista de História da Biblioteca Nacional, no dia 01 jul. 2014.
Berlim,
Londres, Paris. Mas também Roterdã, Münster, Milão, ou a pequena Sibiu, na
Romênia. Em todas essas cidades longas filas de moradores aderiam ao apelo de
Europeana, a biblioteca digital europeia: quem possuísse lembranças da Primeira
Guerra Mundial, como cartas, diários, fotografias e postais, poderia
oferecê-las para a digitalização, a fim de colaborar para a construção de um
grande acervo virtual sobre o conflito, por ocasião dos cem anos de seu início.
A
empreitada, que começou com uma iniciativa análoga promovida pela Universidade
de Oxford ainda em 2008, foi com o passar dos anos crescendo e encontrando
apoio em prestigiosas instituições públicas europeias, como a Biblioteca
Estadual de Berlim e a Biblioteca Nacional de Paris. Hoje, mais de 20 países
aderem ao projeto cujo nome é “1914-1918 – Histórias inéditas e histórias
oficiais da Primeira Guerra Mundial”, com muitas jornadas de coleta de
documentos já realizadas, e outras ainda previstas em vários deles. Assim,
antigas prateleiras empoeiradas, velhos baús, caixinhas de lembranças e álbuns
de família adquiriram status de acervo: o evento bélico de 1914-1918, afinal,
atravessou e modificou a vida da maioria das famílias europeias, e não só, da
época. Trata-se de um museu digital sobre a Grande Guerra, em parte constituído
de documentos de arquivos públicos, em parte fruto de milhares de acervos
privados.
Paralelamente
à iniciativa de Europeana, várias instituições de pesquisa reorganizaram seus
arquivos, ou começaram a digitalizar parte deles, como fizeram os National
Archives, em Londres, com os diários de combatentes britânicos. Os
próprios governos europeus destinaram recursos para financiar a memória e a
pesquisa histórica em torno da Primeira Guerra. França e Bélgica reservaram para
as celebrações do centenário cerca de 100 milhões de euros; o Reino Unido, 56
milhões; a Itália, 34 milhões. Até países não europeus se mobilizaram: a
Austrália, mesmo com uma participação menor no conflito, disponibilizou 96
milhões.
Cem
anos se passaram, mas a guerra marcou de forma profunda o imaginário popular,
até porque dos problemas não solucionados que o conflito deixou brotaram
experiências trágicas, como os fascismos e a própria Segunda Guerra Mundial.
Quando se pensa nos eventos de 1914-1918, desencadeados pelo atentado em
Sarajevo, um elemento paradoxal salta aos olhos. De um lado, há um sistema de
alianças pacientemente costurado durante anos entre França, Grã-Bretanha e
Rússia (a Tríplice Entente), em contraposição ao acordo da Tríplice Aliança,
entre os dois Impérios Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria) e a Itália.
Alianças defensivas, nas quais cada um dos membros cultivava algum sentimento
de revanche, ou de desconfiança diante de um ou outro dos adversários – como a
França com a Alemanha, reivindicando territórios perdidos na guerra de 1871; ou
como dois impérios, o austríaco e o russo, ambos não escondendo ambições
territoriais e de influência na península balcânica; ou ainda a crescente força
industrial e comercial da Alemanha, que a colocava inevitavelmente em aberta
luta pela supremacia mundial com a Inglaterra, a superpotência da época, embora
um tanto declinante. Alianças defensivas suportadas por arsenais bélicos cada
vez mais alimentados e renovados.
Do
outro lado, curiosamente, nos anos que antecedem a eclosão das hostilidades, as
trocas entre os vários países constituem o cimento de uma era que acabará sendo
definida, a posteriori, de Belle Époque, período de ouro da vida social,
intelectual e artística europeia. Um clima cosmopolita caracteriza as
sociedades das décadas do fim do século XIX e do começo do XX, e a burguesia da
Europa, de qualquer idioma, se sente em casa, seja no Opéra de Paris, seja em
Marienbad ou em Baden-Baden – cidades termais pertencentes uma ao império austríaco
e a outra ao alemão –, em Londres ou em Berlim. As próprias casas reinantes se
frequentam por ocasião de casamentos, funerais, coroações, sem esquecer os
laços de parentesco entre os próprios monarcas: Guilherme II da Alemanha é
primo do rei inglês Jorge V, e também do czar Nicolau II. Em breve, porém,
esses laços não os impedirão de se lançarem em guerra um contra o outro, e
sobre a Belle Époque descerá definitivamente a cortina.
Assim,
nas primeiras semanas de agosto de 1914, em ruas, praças e estações
ferroviárias, multidões assistem entusiasmadas à passagem das tropas em marcha
para o front, em Viena, em Berlim em Paris. Os sentimentos patrióticos se
reforçam: contrários à guerra e tradicionalmente pacifistas, até os expoentes
do movimento socialista, fora poucas exceções, acabam se perfilando atrás da
bandeira nacional, na França como na Alemanha, e abraçam a causa da nação. A
fraternidade internacional dos trabalhadores, acima de fronteiras e Estados,
por definição alheia a qualquer guerra feita em nome do imperialismo, parece
derrotada em suas intenções e propósitos.
A
historiografia dedicou páginas e páginas à investigação das causas e das
responsabilidades da Guerra: enfatizando a agressividade alemã, frisando o
desejo de revanche dos franceses, apontando para os interesses das potências
europeias nos Bálcãs, ou dando ênfase à competitividade exacerbada entre
Inglaterra e Alemanha para a conquista e o controle dos mercados. Nenhuma
explicação é satisfatória quando isolada das outras: um conjunto de fatores,
atitudes e situações conduz na verdade para a guerra, numa Europa onde ninguém
talvez a deseje realmente, mas onde todos, sem dúvida, estão se preparando para
uma possível eclosão.
E
aquelas mesmas tropas triunfalmente saudadas pela população de cada nação em
breve se encontram estacionadas, entre lama e arame farpado, de um lado e do
outro de longuíssimas trincheiras, em especial na frente ocidental, mas também
no front entre Áustria e Itália. A trincheira surge assim como o símbolo dos
quatro longos anos de guerra, com seu trágico aspecto de espera interminável do
ataque inimigo e de uma morte que pode chegar de uma hora para outra, vinda
através de um morteiro, de uma metralhadora, de um canhão. Um lugar onde a vida
parece não ter mais valor, à mercê do fogo inimigo, de ratos, frio e doenças.
Nada de novo no front, titulo do romance do alemão Erich Maria Remarque,
retrata exatamente a monotonia alucinante dessa experiência para centenas de
milhares de soldados.
Mobilizando
homens e recursos, subtraindo forças aos trabalhos agrícolas e fabris, a guerra
altera o espaço urbano e rural: na Europa e em parte também nas possessões
coloniais. A sociedade civil acaba diretamente afetada, tanto em cidades e
vilas mais próximas dos combates quanto em outras, trazendo alterações na
economia, a intensificação da produção militar e a utilização cada vez mais
intensa da mão de obra feminina.
A
Primeira Guerra Mundial seria também o conflito que acabaria desencadeando a
Revolução Russa, primeiro, em sua manifestação de fevereiro de 1917, depois, na
chegada ao poder do movimento bolchevique, em outubro, com a saída do país da
guerra em março do ano seguinte. Da mesma forma, seria o conflito que
assinalaria o fim do isolacionismo norte-americano: os Estados Unidos declaram
guerra aos Impérios Centrais em 1917 e deslocam ingentes tropas para o
continente europeu no ano seguinte, fato que terá um peso decisivo no desfecho
vitorioso da luta em favor da Entente.
Os
grandes impérios de antes da guerra desmoronam, um após o outro. O czar Nicolau
II é executado na Rússia, o kaiser Guilherme II, exilado, assim como o
imperador austríaco Carlos I, e repúblicas se estabelecem na Alemanha e na
Áustria derrotadas. O próprio Império Otomano, aliado dos Impérios Centrais,
perde, com os tratados de paz, Palestina, Síria, Líbano e Mesopotâmia em favor
de França e Reino Unido, e caminha rumo ao seu fim, que ocorrerá em 1923.
O
mundo é realmente outro, após e em virtude da guerra: a “primeira mundial”.
Devido também aos problemas deixados em aberto pelos tratados de paz, uma
segunda, ainda mais sangrenta e destruidora, em breve se desenhará no
horizonte.